37 Comentários

oi, mel! nossa, compartilho muito dessa estafa de ver as coisas aceleradas num ritmo tão adoecedor. o último livro que li devagar, saboreando, foi "a escrita como faca e outros textos", da annie ernaux. fiz questão de ler, no máximo, 5 páginas por dia do livro e ir degustando cada palavra, cada reflexão. sinto falta de livros e autories que me pegam desse jeito. eu tenho um vínculo emocional com o van gogh bem intenso, sou apaixonada pela arte dele e, pelo pouco que sei de sua vida pessoal, também me sinto um pouco conectada, sabe? obrigada pelo incentivo de me fazer ir atrás de livros sobre ele! sinto que é um tipo de literatura que tenho procurado fazer no momento e você resgatou esse meu desejo <3

Expand full comment

Oi, Nina :)

Obrigada por compartilhar seus pensamentos sobre essa correria que a vida se tornou e sobre sua experiência com "a escrita como faca e outros textos". Ano passado conheci o trabalho da Annie Ernaux e desde então quero muito ler esse livro (e os outros que lançaram recentemente e ainda não tive a oportunidade). Apesar dos livros dela serem curtos e rápidos de ler, também quero tomar esse cuidado de ler com mais calma e refletir sobre a leitura.

Estou amando me conectar ainda mais com Van Gogh por meio das suas cartas. Tem uma em especial que já reli algumas vezes em que ele descreve para o irmão sobre uma tempestade que ele tinha observado. Acho tão legal e importante poder parar para apreciar e registrar de alguma forma momentos assim. Fico feliz que o meu texto tenha te incentivado a se conectar ainda mais com ele ♡ sinto que vai ser uma leitura que você vai conseguir ler com calma e aproveitar bem :)

Expand full comment

O meu interesse por artes começou por conta dessas cartas hahaha no colégio, minha antiga professora de artes fez uma “parceria” com a de “português”.. era um Projeto para recriamos obras do Van Gogh.mas eu sempre fui pessima nos trabalhos manuais e me desanimei.. minha dupla ficou com a pintura e eu com as cartas e eu amavaaaa quando ela lia pra gente 🤎

Expand full comment

Amei saber disso, Clay! Apesar de já saber um pouco da arte e da vida de Van Gogh na época da escola, não me lembro de ter feito nenhum trabalho sobre ele. Agora tô aqui imaginando como teria sido uma experiência incrível hehe :)

O mais perto que cheguei de ter uma experiência assim foi quando participei fazendo a filmagem/edição de um projeto de um amigo meu que ama Van Gogh e que também é artista. Caso queira ver, tem um episódio todo dedicado a ele no youtube: https://youtu.be/V28TSKaJbQE?si=oCzDu9w-Wu9_sYic

Expand full comment

esses textos da mel são como um abraço quentinho😊

Expand full comment

Fico muito feliz em ler isso. Muito obrigada por ter passado por aqui e pelo comentário ♡

Expand full comment

esse texto é um abraço quentinho num dia frio 🤍

Expand full comment

Aaaaa fiquei tão feliz com esse comentário ♡ muito obrigada *-*

Expand full comment

Melhor obrigada por esse texto, ele foi um abracinho para os leitores que não fechamos com as "metas de leitura". Eu gosto de fazer listas do que quero ler e até planejar uma leitura específica para uma época ou estação, mas desisti de metas quantitativas porque queria associar o prazer da leitura a uma cobrança sabe. Entendi que sou uma leitora de humores e fases: algumas leituras devoro, outras levo devagar, outras deixo de lado e me esforço pra nome culpar .... acho que existe um eu e um livro pra cada momento, e o meu objetivo ao ler é fazer os dois se encontrarem ♡

Expand full comment

* Mel rs aí corretor você me mata

Expand full comment

hehehe adoro quando o corretor resolve participar das mensagens :)

Expand full comment

Leitores que não fecham com metas ..... ♡

Expand full comment

Amei saber que esse por foi um abracinho ♡

Tenho achado cada vez mais importante reforçar, principalmente em um ambiente tão acelerado quanto a internet, que existem outras formas de planejar/escolher e aproveitar suas leituras.

Como você mesma disse, existem livros para cada momento e o mais importante do que contabilizar um livro como lido é aproveitar toda a jornada que você vai ter com ele, independente de ter sido curta ou longa.

Muito obrigada por ter tirado um tempinho pra ler meu texto e por compartilhar seus pensamentos e sentimentos, Pri :)

Expand full comment

Mel, compartilho totalmente do seu pensamento. É curioso como, mesmo tendo essa visão, às vezes me vejo acelerando demais e refletindo sobre a calmaria que as coisas podem trazer. Nos últimos dois anos, tenho lido a franquia Desventuras em Série e adoro acompanhar o crescimento das crianças, especialmente a Sunny — ver como ela vai melhorando a fala é tão fofo! *-* Tenho lido devagar, intercalando com outras leituras, porque sei que, quando terminar a saga, sentirei uma saudade enorme.

Quero agradecer por esse post maravilhoso. É muito bom estar contigo nessa tarde chuvosa de SP <3 Sempre que o clima muda, eu logo penso em você. Estava ansioso para ler o seu texto, e quando encontrei a citação "Recomendo fazer a leitura pelo desktop ou pelo aplicativo, acompanhado de um chá, café ou chocolate", eu soube que estava no momento certo para ler com calma. Então, ontem decorei meu quarto para o Natal, e hoje liguei meu pisca pisca fiz um chá, peguei dois biscoitos de caramelo salgado da Bauducco (que tenho certeza que você iria adorar) e saboreei cada parte do seu texto.

Ah, e se você puder, adoraria saber a receita do seu muffin de baunilha (se já não tiver postado)! <3

Expand full comment

Fiquei muito feliz que gostou do post e que pode ler ele em uma tarde chuvosa. Nesse exato momento em que estou respondendo seu comentário, o céu está bem carregado dando a impressão de que logo logo uma tempestade vai cair. Iluminação de dias nublados e chuvosos deixam os momentos ainda mais especiais pra mim :)

Seu comentário me deixou com muita vontade de pegar para ler Desventuras em série. Já fazia um tempinho que me pegava olhando para os livros, mas guardava de novo no box. Minha vontade agora é tentar ler um por mês em 2025. Vamos ver se farei isso!

Seu quarto deve estar extremamente aconchegante e inspirador! Ainda não arrumei o meu, mas já deixei a bancada da cozinha 100% em clima natalino hehe aí preparar as comidas e os lanches está sendo ainda mais legal do que já é hehe

Eu ainda não postei a receita do muffin de baunilha, mas vou tentar me organizar para fazer isso na próxima vez que for assar uma formada! Um outro muffin que amo preparar é esse aqui: https://melinasouza.com/muffin-de-earl-grey/

Expand full comment

Oie Mel. Que visão interessante sobre fazer o livro "durar". Geralmente quando gosto de uma leitura ela se vai rápido e as que duram são as que tive dificuldade por N motivos. Mas realmente, parece ter uma magia em aquele livro que te acolheu te acompanhar por semanas e meses.

Expand full comment

Oi, Kethy :)

Então, isso de fazer a leitura que estou curtindo durar mais é um "exercício" que comecei a fazer há um tempo. Claro que tem alguns que não consigo (principalmente se o livro é curto), mas tem sido uma experiência bem legal ♡ traz um conforto saber que ainda tenho muitas páginas para ler e reler :)

Expand full comment

A newsletter que eu amo 🤍

Expand full comment

Sua linda ♡ que alegria ver você por aqui!

Expand full comment

Concordo plenamente com você e amei cada foto. Você sempre me inspira! 🧡🤎🧡🤎🧡

Expand full comment

Feliz que gostou do texto, mainha linda! Obrigada por sempre me apoiar e me inspirar :*

Expand full comment

Esse texto me encontrou. Estou passando exatamente pelo mesmo momento. Durante minha adolescência, era uma devoradora de livros. Com a pressão da vida adulta e o ritmo acelerado que minha vida tomou, passei anos lendo apenas artigos acadêmicos, também de forma a devorá-los. Recentemente, após 8 anos nessa situação, senti tanta saudade daquele período em que era uma leitora ávida.

No entanto, percebi essa vontade de saborear um livro ao invés de devorá-lo. Talvez seja maturidade, ou somente uma percepção diferente. Há três dias decidi ler um capítulo por dia de uma leitura que não tivesse nenhuma obrigação com meus estudos ou trabalho, mesmo que às vezes seja difícil não seguir o embalo e engolir o livro de uma vez. Obrigada por externar meus sentimentos no seu texto. É tão mágico quando alguém nos entende sem nos conhecer.

Expand full comment

Muito obrigada por ter compartilhado seus pensamentos e experiência, Giu!

É exatamente essa mudança que você mencionou: saborear ao invés de devorar. Realmente em alguns momentos é difícil se controlar pra não devorar a leitura, mas é um exercício bom demais. Desde que comecei a fazer isso, sinto que estou conseguindo aproveitar muito mais as minhas leituras e ter mais tempo para refletir sobre elas.

Fico muito feliz como a internet consegue nos conectar com pessoas que estão na mesma "vibe" que a gente ♡

Expand full comment

Estou doida pra ler este livro há um bom tempo, e fiquei feliz vendo que suas impressões são positivas. Eu gosto de fazer pequenas coisas para desacelarar meus dias também, e esse ano trouxe a leitura pra esse momento pois li bem pouco, bem devagar, aproveitando e sem pressa. Foi muito bom! Aqui começou a chover bem agora, enquanto lia seu post e acho que acabei entrando no clima das fotos, então vou pausar meu comentário por aqui, pegar um chá e ler um pouco rs Até breve!

Expand full comment

Amei que começou a chover por aí enquanto lia o post ♡ nesse momento, enquanto respondo seu comentário, está nublado e consigo ver que mais ao fundo está chovendo (agora estou esperando a chuvinha chegar por aqui também).

Voltar a trazer a leitura para um lugar desacelerado é bom demais, né? ler menos e se conectar mais com a leitura é maravilhoso. É um exercício que comecei há um tempo e que estou amando.

Fico feliz em saber que minhas impressões te animaram ainda mais para ler esse livro. Espero que sua experiência seja tão especial quanto a minha está sendo :)

Expand full comment

Não podia concordar mais 🤎

Expand full comment

Fico muito feliz em saber que estamos em sintonia, Sah ♡

Expand full comment

I completely agree, books deserve their time, to enjoy and appreciate them. Reading "goals" are just ridiculous. I've had this book (translated to Spanish) on my shelves for many years and never found the interest to read it. Maybe this time... I've followed your playlist and will listen later today

Thank you!

Expand full comment

Muy feliz de verte aqui, Vic!

Me encanta leer las cartas de Van Gogh y estoy curiosa de ver su edición.

:*

ps: I want to study/learn Spanish again but I'm super rusty! Sorry hehe

Expand full comment

Rusty? That was perfecto español! No sabía que lo hablabas! :)

Expand full comment

Tudo perfeito!

Expand full comment

Muito obrigada por passar por aqui, Ary querida ♡

Expand full comment

Eu amei, Mel. Por aqui sempre é uma batalha constante para viver com mais calma, fora do frenesi da vida contemporânea e ainda não me culpar por isso.

Expand full comment

Oi, Lari! Fiquei muito feliz em saber que gostou do post :)

Infelizmente a busca por uma vida mais calma e menos acelerada é uma batalha diária cada vez mais difícil, né? E isso da culpa é muito real mesmo :/ como estamos tentando ir na direção contrária, parece que estamos fazendo algo errado.

Mas vamos continuar nos colocando nessa direção e tirando o pé do acelerador. Não estamos sozinhas :)

:* e muito obrigada por ter passado por aqui!

Expand full comment

Asmei

Expand full comment

Obrigada por estar sempre me apoiando, amorzin ♡

Expand full comment