Recomendo fazer a leitura pelo desktop com um chá, café ou chocolate.
Algumas semanas antes do solstício, quando ondas de frio começaram a me fazer companhia com mais frequência, voltei a olhar com mais atenção para os meus livros pensando em quais gostaria que me acompanhassem na nova estação.
Apesar de amar selecionar e ler livros que se passam explicitamente na estação em que estou (principalmente se for outono ou inverno), esse não foi o meu foco na hora de montar a lista. São livros que, além de ter vontade de ler, claro, sinto que de alguma forma combinam com o clima melancólico, frio e aconchegante do inverno.
Se você quiser mais algumas sugestões de leitura, a lista completa está disponível lá no meu blog.
se um viajante numa noite de inverno (italo calvino)
Esse é um livro que já tenho há alguns anos em meu kindle e que desde então guardo para ler em algum inverno. Será que vai ser nesse? Apesar de não gostar muito de livros de capa dura, no ano passado optei por comprar essa edição comemorativa em uma promoção ao invés da edição de capa comum. Espero ter feito uma boa escolha, pois sinto que esse vai ser um livro com muitas marcações (e talvez anotações).
Não quis me aprofundar muito sobre o que se trata esse livro, mas o que já sei é o suficiente para querer me aventurar: o leitor é o personagem principal. Como não querer viajar nessas páginas?
Links para compra: capa dura / capa comum
orbital (samantha harvey)
Apesar de fazer um tempo que não leio livros em que a história se passa no espaço, desde pequena esse é um assunto que muito me fascina. Conheci essa obra pela internet logo que foi lançada no ano passado e fiquei muito feliz quando encontrei esse exemplar em uma noite fria enquanto passeava pela livraria.
Tudo o que sei sobre a obra até o momento: a história se passa durante o período de 24 horas em uma estação espacial que dá 16 voltas ao redor da terra.
Links para compra: edição em português / edição em inglês
sobre o cálculo do volume (solvej balle)
Como o inverno já começou há alguns dias, já iniciei e finalizei a leitura desse livro. Sobre o cálculo do volume é o primeiro livro de uma septologia da escritora dinamarquesa Solvej Balle e eu simplesmente não conseguia (nem queria) parar de ler. A protagonista é uma mulher que se vê presa em um único dia (18 de novembro) e é obrigada a reviver ele dia após dia. Se já tivesse o segundo volume em mãos, com certeza teria emendado a leitura e já finalizado antes desse post ser publicado.
Links para compra: sobre o cálculo do volume 1 / sobre o cálculo do volume 2
a loja de cartas de seul (baek seung-yean)
Desde o meu primeiro contato com livros de ficção de cura, fico atenta aos lançamentos porque sei que vou encontrar leituras ao mesmo tempo inspiradoras e leves (mesmo que trate de assuntos “pesados"). A loja de cartas de Seul foi lançado hoje (02/07) aqui no Brasil e fiquei muito feliz quando a editora me mandou. Já iniciei a leitura e um detalhe que estou amando é que vamos acompanhar a protagonista em seu novo trabalho (em uma loja de cartas) durante as quatro estações do ano. Adivinha em qual estação estou nessa leitura? Pois é! Vou aproveitar que o inverno chegou por lá também pra preparar meu chá e ler.
Link para compra: a loja de cartas de Seul
memórias do subsolo (dostoiévski)
É possível pensar em livros para ler no inverno e não pensar em autores russos? Apesar de já saber da sua existência desde a minha adolescência, demorei muitos anos para ter meu primeiro contato com Dostoiévski (e sinto que foi no momento certo). Aproveitei que tinha Memórias do subsolo na minha estante e já separei para ser meu segundo contato com o autor.
Links para compra: edição da penguin e companhia / edição da editora 34
caderno proibido (alba de céspedes) e água viva (clarice lispector)
Quero aproveitar para deixar registrado aqui quais serão as leituras conjuntas de julho (caderno proibido) e de agosto (água viva) que farei com o grupinho do catarse. Se você se animar para ler e quiser companhia, será muito bem vinde ao grupinho.
Links para compras: caderno proibido / água viva
Muito obrigada por estar aqui, pelo seu apoio e por ter tirado alguns minutinhos do seu dia para me ler. Isso significa muito para mim.
Adoraria saber quais são os livros que você gostaria de ler nesse inverno.
p.s: lá no blog você encontra uma versão maior dessa lista.
Todos os links da Amazon presentes neste post são de afiliado, ou seja, ganho uma pequena comissão por qualquer compra feita por meio deles.
Caso você tenha interesse em me apoiar financeiramente e ter um contato mais próximo, por favor dê uma olhada no projeto do catarse. É uma plataforma de apoio mensal em que ofereço alguns benefícios como agradecimento.
Lendo comendo meu bolo de cenoura sem chocolate heheh e chá de camomila, esperando que ainda esta semana meu celular volte do concerto, eu quebrei por acidente e estou morrendo de saudades do grupinho do Telegram.
Adorei “Caderno Proibido”! “Memórias do subsolo” tá na minha lista há um tempinho, mas atualmente estou lendo “Três” - Valerie Perrin